quinta-feira, 23 de julho de 2015

Oficialmente, o Serviço de Informação ao Cidadão "SIC", da Estatal Emgepron, publicamente contrariando o que disse a Chefe do RH, Giovanna, informou: "O PCS encomendado por quase UM MILHÃO DE REAIS não foi levado à apreciação do Ministro da Defesa"; o PCS feito pela FIA está em Estudo pelos Almirantes da Estatal. Um PCS está previsto no Decreto-Lei.

Foi um sonho tentar conscientizar trabalhadores de uma força que possuem... 
Quase conseguimos...

Resposta à Petição: A audiência será marcada.


Acima, pequeno trecho da Petição enviada a Procuradora Isabella Gameiro da Silva Terzi. hoje, 27/7. Leia-a na íntegra: drive.google.com/file.


Vice-Almirante Laranjeira, Diretor-Presidente da Estatal do Governo Federal, Emgepron, há uma covardia cruel e desleal nessa Estatal contra os Trabalhadores. O senhor deveria se envergonhar disso.

   Numa reunião, no RH do AMRJ, em que estávamos Eu, Nilo, Fernando Januário e dois outros Trabalhadores, antes da FIA começar o "Estudo" dela com a formação de "oficinas" de Trabalho, entrevistas de Empregados, disse à Tatiana, RH AMRJ: "Os  Almirantes da Diretoria da Estatal vão pagar à Empresa e engavetar o PCS".



https://www.emgepron.mar.mil.br/index/pdf/INFOJULAGO_11.pdf

Companheiros, o nome disso é injustiça, é covardia.

Esse arquivamento por parte da Procuradora Isabela Gameiro da Silva Terzi, quando há séries de reclamações de Trabalhadores junto ao MPT, me deixou pensativo: 
"Com que armas luto/lutamos?
Quem são os inimigos e qual é o poder deles?" 

  
  Quanto mais lutamos, mais injustiças sofremos. Quando haverá um fim?

  Terça-feira, 21/07, estive no Sindicato; falei com Jonas e com Advogada do Sindimetal Rio que enxergo a via processual trilhada pelo Sindicato um caminho muito longo e é um caminho que a Estatal tem habilidade em trilhar e em fazer ser demorado, um terreno aberto a todo tipo de protelação da parte da Estatal que usufrui do Poder Financeiro para esse fim (veja). 

  Perguntei à Advogada e ao Jonas se o Sindicato poderia vir conosco e dar peso às nossas denúncias junto ao MPT, já que, segundo Jonas e a Advogada, o Sindicato não enviou carta alguma à Estatal (leia mais), conforme o Doutor Moutinho e o Comandante Marcos Vinícius afirmaram em ATA à Procuradora Isabela Gameiro da Silva Terzi.


   Disse ao Jonas que se os Diretores do Sindimetal Rio não enviaram carta alguma que dissesse estar o Sindimetal Rio pronto a fazer um Acordo Coletivo de Trabalho "ACT" com a Estatal, então se tratava de mentira ao Ministério Público "mentir ao Ministério Público é crime" e que deveria se desmentida junto à própria Procuradora Isabela Gameiro da Silva Terzi... Mas o Sindicato é uma Instituição dentro da Instituição e veste o engessamento que o sistema o impõe. 

Segundo a Advogada do Sindimetal Rio, presente, e o Jonas, o caminho que o Sindicato vai tomar e continuará a tomar será o da via processual que já dura 20 anos.

   Porque o Ministério Público arquivaria uma Inquérito Civil Investigativo como esse, quando a Estatal luta para anular direitos dos Trabalhadores? Quando só prometeu que irá (futuro) fazer um ACT com o Sindicato? Ainda que o escopo do IC seja a representatividade, esse direito a piso salarial compatível as profissões metalúrgicas navais a Estatal põe em jogo. Isso foi afirmado pelo próprio Doutor Moutinho na ATA da Audiência do dia 25/06.

   Disse ao Jonas que independentemente do Processo, o MPT quis saber porque o Sindimetal Rio e a Estatal não fizeram PCS para os Empregados da Estatal... Disse a ele que se a Administração da Estatal se escudar em Portarias do DEST e Decretos-Leis para não equiparar pisos salariais na elaboração desse PCS, eles deveriam denunciar isso à Procuradora... ao MPT. Essa ideia de fazer o Sindicato entrar na nossa luta, fora da Ação de representatividade, foi recusada. 

   Resumindo: Novamente, entendi que o Sindicato não nos apoiará nesse caminho de denúncias ao MPT. Fui convidado pelo Jonas a estar junto ao Sindicato nas reuniões, não como diretor mas como representante dos Trabalhadores nas reuniões; disse a ele que a situação dos Trabalhadores da Estatal não pode esperar a burocracia do judiciário, que meu objetivo é fazer transparecer ao Ministério Público uma Covardia feita aos Trabalhadores e se o Sindicato não pode vir conosco nessa luta, dando peso às denúncias, então não vou poder estar dentro do Sindicato.

   Essa luta continuará a ser travada apenas pelos trabalhadores, ou seja, eu, Nilo e alguns outros poucos que somam conosco. 

   Lembro-os que o Decreto-Lei nº 98160/89, Estatuto da Estatal Emgepron, prevê o Plano de Cargos e Salários (PCS), independentemente de Acordos Coletivos Feitos com Sindicatos, então, se há um Plano de Cargos e Salários pronto (leia), com sua data de entrega pela Instituição que o elaborou e o valor já pago pelo Estatal, e ainda não foi apreciado pelo Ministro do Estado de Defesa, como diz o artigo 33, inciso IV do Decreto-Lei citado acima (leia-o), deve haver um jeito de pedir ao Ministro da Defesa que o aprecie, por força desse Decreto-Lei, afinal, o Ministro da Defesa não está acima da Lei. Devemos pensar sobre o assunto...

   Abaixo, a Resposta da Administração da Estatal sobre o Plano de Cargos e Salários encomendado pelo valor assoviante de quase UM MILHÃO DE REAIS. 

   Companheiros, minha natureza cartesiana me impede de "crer" em coisa que não compreendo, mas creio na lógica e na razão, talvez isso possa ser permutado por "fé" (se é que podem ser comparadas): "Se há uma coisa que pode mudar essa injustiça e o cenário de virmos, vergonhosamente, a Administração Militar dessa Estatal e a AGU (União) empregando todas suas forças logístico-financeiras contra os Trabalhadores é os Trabalhadores se Unirem, se organizando de forma inteligente, buscando trazer os Olhos do Governo para dentro da Estatal.
Chefe do RH, Giovanna, diz que o Ministro da Defesa não aprovou o PCS.

Resposta do Contra-Almirante Wagner Corrêa dos Santos à Solicitação pelo Portal (veja a nomeação ao Cargo de Administrador da Estatal, link).

O Serviço de Informação ao Cidadão "SIC", ou seja, Administração da Estatal, disse que o PCS feito pela FIA nem mesmo foi levado ao Ministro da Defesa, contradizendo o que a Chefe do RH, Giovanna, informou-nos, no dia 20/7.


Lembro-os: Segundo os Advogados que têm defendido as ações individuais, o prazo da sentença que tramitou em Julgado em 2013, no TST, termina agora, em Agosto de 2015. Segundo a Juíza Gláucia (áudio), ela não aplicará sentença coletiva. Sendo obrigação de cada Trabalhador pedir esse direito individualmente na Justiça.Mas a execução de toda sentença tem prazo de dois anos, depois caduca. O assunto é polêmico, mas é melhor não bobear (leia).

Marcadores: , , ,

16 Comentários:

Às sexta-feira, 24 de julho de 2015 às 10:21:00 BRT , Anonymous Anônimo disse...

Amigo já tamos quase la. falta pouco. Porque ficar esperando pelo sindicato ou pedindo alguma coisa a esse militares? Eles sabem bem o que querem que é grana. Muita grana. Descansa meu amigo. Nossa luta ja esta chegando ao fim. Tenha fé.

Ja ja vamos estar comemorando nossas vitorias.

 
Às sábado, 25 de julho de 2015 às 13:08:00 BRT , Anonymous Anônimo disse...

Ma$ a pergunta que não quer calar: "Laranjeira é laranja, ou só é a fruta?"

 
Às sábado, 25 de julho de 2015 às 22:11:00 BRT , Anonymous Anônimo disse...

 
Às domingo, 26 de julho de 2015 às 09:14:00 BRT , Anonymous Anônimo disse...

É ruim checar suas postagens e ver como as pessoas lhe criticam, como as críticas lidas ontem. Porque conspiram tanto contra você? Alexandre cultive a esperança como uma forma de manter acesa a sua luz interior. Mesmo que elementos lhe desafiem e forneçam sinais negativos, será a sua postura que lhe ajudará a superar os obstáculos.

Mantenha uma postura positiva diante de tantos que lhe odeiam por causa da sua coragem e não desanime. Você tem sido o vaga-lume que é invejado pela cobra. Atue de forma clara, aberta, sem joguinhos, como você tem feito ao longo desses anos.

Aos que tramam contra você, no mínimo, essas pessoas deveriam dar a você maior valor e respeito.

 
Às domingo, 26 de julho de 2015 às 09:46:00 BRT , Blogger Alexandre do Blog disse...

Só jogam pedras em árvore que dão frutos. Árvores infrutíferas não recebem pedradas.

As vezes penso em desistir, mas como conviver em uma situação em que a Estatal luta para não cumprir sentença? Não repôs, até hoje, a perda monetária com a inflação?

A gente vê o Ministério Público correndo atrás de Políticos numa visão clara de destituir o PT do Governo (se essa pressão fosse pela moral e bons costumes na política, seria bom, mas se é uma pressão ideológica, então é mau) mas rola uma barbaridade incrível contra os Trabalhadores da Estatal e o quê o Ministério Público faz? Arquiva procedimentos... Será que os Promotores do MPT são cegos? Ou a Estatal está certa ao abrir seus editais contratando profissionais metalúrgicos para trabalhar em fábrica de munição Marinha, laboratório da Marinha, estaleiro da Marinha pelo valor salarial de R$ 898,00?

 
Às domingo, 26 de julho de 2015 às 11:25:00 BRT , Anonymous Anônimo disse...

Eu li as mensagens de ontem e não vi essas críticas com tom de ódio, e sim de construtivas porém ninguém falou que não gosta do Alexandre, eu concordo em parte com o que postaram ontem, tanto que o Alexandre correu e apagou, achei ridículo, porque ele se mostrou que não aguenta pressão, eu corro a ilha todos os dias, e falo p vce sou o queais vai em reunião ou seja não sou pelego, mas o pessoal tá muito decepcionado com esse bloq d Alexandre, será q ta todo mundo errado??? eo Alexandre certo? ??? quando vi ele removendo comentários eu fiquei em dúvida com esse bloq! pois ninguém e obrigado a concordar com as teorias do Alexandre sempre.Alexandre eu acho que vce não está do nosso lado e sim da EMGEPRON. se quiser pode remover esse comentário também como vce fez com outros.

 
Às segunda-feira, 27 de julho de 2015 às 17:36:00 BRT , Anonymous Anônimo disse...

o blogue do alexandre ja era. o alexamdre ja falei pra ele que quem tem que assumi o blog e o joao. ele que ir pro ministerio publico mais nao tem condicao nenhuma. quem tem condicao e o fernando. ele sabe fala e é educado. o alexandre precisa sai desse blog e deixar so o joao.
e voces que sabem escrever direito se o alexandre nao quiser sai do blog tem que fazer outro blog. eu ja escrevi aqui esse blog ja era.

 
Às segunda-feira, 27 de julho de 2015 às 21:11:00 BRT , Anonymous Anônimo disse...

que João?

 
Às terça-feira, 28 de julho de 2015 às 02:07:00 BRT , Anonymous Anônimo disse...

O Alexandre é tipo neurótico de guerra. Ele ainda tá vendo guerra onde não tem. A l"luta" acabou. Daqui a pouco o que é nosso vai tá no nosso bolso. Ficar cutucando a onça com vara curta só vai prejudicar a gente. É Por que isso eu concordo com todo mundo que acha que esse blog tem que fechar.

 
Às terça-feira, 28 de julho de 2015 às 04:17:00 BRT , Anonymous Anônimo disse...

Vou defender o Alexandre", acho que ele as vezes exagera um pouco, mas que a gente só chegou aonde nós estamos por ajuda também desse bloq, então vamos ser justo a checar ao ponto de mandar o cara tirar o bloq dp ar, ta todo mundo irritado com a situação em q vivemos mais vai melhorar sedeus quiser.

 
Às terça-feira, 28 de julho de 2015 às 07:28:00 BRT , Anonymous Anônimo disse...

A gente precisa se reunir e votar quem é que vai nessa reunião no ministério público. Acho que tem que ser escolhido pela gente. O Alexandre tá tomando as decisões sem consultar ninguém. Tem mais gente mais antigos na empresa que pode representar a gente melhor do que ele. Em parte eu concordo com o analfabeto. O tempo do Alex já passou. Tem que mudar tem que ter mudança.

 
Às terça-feira, 28 de julho de 2015 às 08:17:00 BRT , Anonymous Anônimo disse...

Na moral Alexander o amigo ai", esta certo, para com essa choradeira sua, nossa causa é difícil mas não é impossível, tu fica mas jogando a gente p baixo do que p cima, esquece o sindicato, Militares",tu tem que nós incentivar não nos deprimir, mas do que já estamos, as vezes penso que tu que sair como herói ou que aparecer diante o pessoal da EMGEPRON (chefia)fica falando p todo mundo que vai ser mandado embora, eu já conversei com você, te acho um cara decente, mas essa vitrine de justiça está te fazendo mal.

 
Às terça-feira, 28 de julho de 2015 às 08:19:00 BRT , Anonymous Anônimo disse...

Concordo com anonimo la de cima.
O problema do Alexandre e que ele pensa que é lider. E acha que a gente tem que obedecer as asneras que ele fala que são protesto. Reunião com militar? Onde já se viu acreditar em militar. Fazer manifesteção dentro do amrj na hora do almoço? Quem vai perder o soninho de meio dia? Eu não. Se for pra ir pra rua protestar eu até ia mas dentro do arsenal eu não faço manifestação. Outra coisa ele que ser mandado embora entao fica enfrentando os homens será que ele já perguntou pra gente se a gente quer se mandado embora tambem?

Parece que ele que ser mandado embora e quer levar a gente com ele pro olho da rua. Nessa crise que tá e ele que ver a gente ser demitido? Eu não. Eu vou ficar quetinho. Hora de tempestade nao é hora de passarinho voar nao.

 
Às terça-feira, 28 de julho de 2015 às 08:20:00 BRT , Anonymous Anônimo disse...

Pow Alexandre, estamos do mesmo lado, sendo que o pessoal tá cansado dessa tua paranóia, a questão não e animar platéia", como dizeste, reclamar n adianta nada, chora muito menos, porque tu não aproveita o tempo q está de férias e não vai lá no sindicato? Muitos de nós já pararam de ler suas pastagens que já foram boas, e os poucos q acompanham como eu estamos desanimado com suas atitudes, por isso Alexandre passa essa bola p alguém que queira aparecer menos.

 
Às quinta-feira, 30 de julho de 2015 às 09:10:00 BRT , Anonymous Anônimo disse...

Vou defender o Alexandre", acho que ele as vezes exagera um pouco, mas que a gente só chegou aonde nós estamos por ajuda também desse bloq, então vamos ser justo a checar ao ponto de mandar o cara tirar o bloq dp ar, ta todo mundo irritado com a situação em q vivemos mais vai melhorar sedeus quiser.
Bom dia companheiros metalúrgicos....quero

 
Às sexta-feira, 31 de julho de 2015 às 14:04:00 BRT , Anonymous Anônimo disse...

vcs que tanto reclamam do Alexandre fizeram o que pela causa?
o cara sempre botou a cara. não se esconde atrás de "anônimo", encabeça essa luta há tempos e não se acovarda como muitros que nunca fizeram nada e agora vem aqui tentar diminuir o cara. Não gostam daqui? não entrem.
simples. No mais, parabéns pela luta, rapaz. Siga o teu feeling e tua orientação politico-social, pq se a empresa tivesse mais Alexandres, nós não estaríamos nessa me****

 

Postar um comentário

Quando um homem perde a fé em algo, ele perde a motivação de lutar por esse algo.

Devida situação atípica, os Comentários estão abertos.

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial